domingo, 11 de novembro de 2012

São Salvador, meu amor - Parte I

"Se você gosta de sua terra, não venha à Bahia" - Dorival Caymmi"
Salvador é de uma beleza incrível. Por mais descuidada que a orla esteja, e embora o prefeito maravilha dos últimos 8 anos tenha conseguido acabar com a cidade, ainda é um dos lugares no Brasil de maior beleza natural! Nesse primeiro post, falarei dos pontos da cidade que são uma obrigação para qualquer turista (e pra gente daqui mesmo, porque muitos rodam o mundo, mas não conhecem a beleza da própria cidade!!). 

Elevador Lacerda
Cartão postal mais famoso de Salvador, o elevador foi o primeiro do mundo a servir de transporte público e, quando construído, em 1873, era o mais alto também. Ele liga as chamadas Cidade Alta e Cidade Baixa, e se debruça para o mar, dando uma vista incrível a quem está lá em cima!!
Dica da blogueira: estando lá, você pode aproveitar para tomar um sorvete delicioso d'A Cubana, aproveitando a vista! Vale mesmo a pena!



Mercado Modelo
O bom é que você pode fazer duas visitas em uma só: o Mercado Modelo fica bem em frente ao Elevador Lacerda, na Cidade Baixa. Eu particularmente não gosto muito, mas todos os turistas adoram, ficam encantados com a quantidade de artesanatos, berimbaus e todas as outras coisa bem baianas que você pode achar por lá. Às vezes, também da pra ver uma roda de capoeira; tem um restaurante no último andar, que costumava ser muito bom, mas caiu um pouco de qualidade há um tempo atrás e agora eu não sei como é que anda!



Pelourinho
Usado antigamente como ponto para castigar escravos, já foi um ponto muito bonito de Salvador, com todas os seu casarões em estilo colonial, igrejas, museus e restaurantes famosos; hoje, precisa ser urgentemente revitalizado, mas ainda vale muito apena uma visita durante o dia! Os turistas adoram pra pousar com as baianas que rondam por lá e para colocar um tererê no cabelo (please, don't!!). É bom ir com um sapato confortável, porque são muitas as ladeiras e, para fazer a visita completa, tem sim que descer e subir cada um delas!! 



Igreja do Bonfim
Maior igreja do Brasil, deu origem às tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim (oi, cadê meus desejos?), que diz a lenda que você deve amarrar ao braço fazendo 3 nós - cada nó corresponde a um pedido, e, quando ela se partir (sozinha, o que nunca acontece, tristeza total!!), os pedidos se realizarão. Gosto muito do portão da Igreja, onde tem uma porção de fitinhas amarradas, da uma imagem bem bonita.
Se você estiver aqui no início de janeiro, pode acompanhar a lavagem do bonfim, que era pra ser uma festa religiosa, mas, como tudo na Bahia, acaba em meios a trios elétricos e em festa (se é que acaba...).



Porto da Barra e Farol da Barra
Ninguém vem a Salvador sem esperar torrar no sol, ao lado dos baianos lindos e muito gente boa, na praia. O Porto da Barra é o local preferido de muitos baianos para aproveitar os dias ensolarados  e, para tomar banho de mar, é um dos melhores lugares de Salvador. Mas atenção: nos sábados e domingo não é aconselhável, o Porto fica tão cheio que não se pode achar um pedaço de areia para estender o corpo ao sol!!!
Perto das 16:30, recolha sua canga, coloque suas Havaianas e caminhe do porto até o Farol da Barra ou ao Cristo, para assistir ao por do sol. Muitas vezes há artistas baianos com violão, gaitas e, se você der sorte, até violino, para acompanhar a despedida do sol. O outro momento de ir até o Farol da Barra é antes de ir aproveitar a praia do Porto, pois a visitação não é permitida até muito tarde, e é um dos pontos que realmente vale a pena. A vista é incrível!



Itapuã
Outro local delicioso para se aproveitar os dias de sol é em uma das praias de Itapuã, local onde muitos dos poetas/boêmios baianos se inspiravam. Ou vai dizer que nunca morreu de vontade de "passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã, ouvindo o mar de Itapuã, falar de amor em Itapuã". Lá tem uma praia menos conhecida, que eu gosto muito; chama-se Pedra do Sal, mas falarei dela na parte da série "dicas da blogueira". 



Rio Vermelho
Melhor bairro de Salvador para se aproveitar a noite: de botecos a casas de show, é possível se achar tudo no "Red River". Uma das acarajés mais famosas da cidade, a acarajé da Dinha, se localiza lá, além de restaurantes para todos os gostos, de japonês a pizzaria! É o bairro mais boêmio da cidade. E, obviamente, no dia 02 de fevereiro, dia de Yemanjah, o Rio Vermelho é o destino de 10 entre 10 soterapolitanos!


Bom, é isso... Em breve volto com os lugares de Salvador que valem a pena visitar se você for passar um tempo maior na cidade!

Ps: Gente, pela primeira vez não usei fotos minhas, tá? Foram todas achadas no google, então não tenho como saber quem foram os autores, pra dar os créditos!

sábado, 10 de novembro de 2012

Mais sumida, impossível!!

Eu bem sei que isso aqui tá lotado de teias de aranha, mas com o TCC por terminar e o semestre acabando (vamos fingir que meu sumiço tem apenas dias, e não meses), o blog acaba sendo deixado em segundo plano. Mas falando em plano, eu tenho um novo: São Salvador, meu amor.
Como um blog a princípio de viagens, nada mais óbvio (tão óbvio que eu nem sei como ainda não tinha me surgido essa ideia) do que falar de um dos destinos mais belos e procurados do país, e que eu conheço muito bem: a própria Salvador.
A série vai ser dividida em alguns posts. O primeiro vai tratar dos pontos que, na minha opinião, não podem ser deixados de lado numa visita. Mesmo! O segundo trará os pontos que "Se tiver tempo, eu vou!". O terceiro vai falar de restaurantes e barzinhos. E o quarto será sobre lugares daqui não tão conhecidos ou não tão frequentados, mas que eu gosto muito, mais útil para o pessoal de Salvador ou das redondezas mesmo (alô, Saj!!). Não sei com que frequência vou fazer esses posts, mas como quarta feira fico de férias - gritos histéricos de alegria-, creio que será mais fácil!!
E logo logo vocês terão novidades: embarco para São Paulo dia 04/12, pra passar 10 dias! Venho contar tudo, como sempre!!