segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

São Salvador, meu amor - parte III

Huumm a parte III dessa série aborda uma das coisas que eu mais gosto der fazer: comer, comer, comer!! Sério gente, apesar de sempre ter pesado meio quilo, eu amo comer, e não é só coisa saudável não, muito pelo contrário, eu amo besteira! Não vivo sem cachorro quente, pipoca, brigadeiro, amo Mc Donalds e todas esses fase todos engordativos. Mas também não dispenso uma boa culinária, de qualquer nacionalidade!! Então vamos aos meus preferidos!!

Japoneses:

Meu japonês preferido antigamente era o Takeda, mas os donos voltaram pro Japão e ele foi fechado. Então virou o Sato, que tinha o melhor sushi ever, mas ele virou italiano!! Quase chorei quando isso aconteceu! Depois desse desabafo, vamos aos que ainda existem hoje:

Take: Depois de toda essa tragédia culinária japonesa, o Take tornou-se o meu japonês preferido! Eles têm um rodízio delicioso e onde entra muitas das peças disponíveis no menu! O ambiente é agradável e eu recomendo todos os pratos, amo tudo de lá!!

Avenida Oceânica, 3864 – Rio Vermelho

Shiro: o Shiro tem dois ambientes. O primeiro, do lado de fora, é a temakeria, para aqueles que querem algo mais rápido ou não querem gastar tanto. Caso você opte por essa parte, não deixe de provar o temática Da Tati, uma delícia a parte; dentre os pratos servidos nessa parte, o meu é um que tem shimeji envolvido por salmão flambado, esqueci o nome agora, mas é fantástico!! Na parte de dentro, mais sofisticada e com muito mais opções, o sashimi de salmão é o melhor de Salvador!! Uma pena não ter rodízio, porque todos os pratos dele são de comer rezando!


RUA DA GRAÇA. 181 - GRAÇA - SALVADOR - BA

Soho: Queridinho de muitos soteropolitanos, o Soho está no Bahia Marina (sede oficial e, na minha opinião, de longe a melhor), onde tem uma área de frente pro mar e, no chão, tem partes transparentes, como aquários, que permite você ver o fundo do mar!! Está também no Itaigara e no Salvador Shopping, onde há a esteira.


Avenida Lafayete Coutinho, Contorno, Bahia Marina / Shopping Passeo Itaigara/ Shopping Salvador

Italianos

Salvador Dali: Localizado no Rio Vermelho, é meu restaurante preferido em Salvador! Tem um ambiente super agradável, um atendimento especial e uma comida deliciosa! Não sou muito fã de massas, mas comendo demais o espaguete ao molho de frutos do mar de lá, é divino!! Também o fillet ao molho Madeira. A carta de vinhos é excelente e tem um preço digno!
Endereço: Rua Borges dos Reis ,11, Rio Vermelho (ao lado do teatro Sesc)

Di Liana: O ambiente é menos requintado que o Salvador Dali, mas isso nada interfere no gosto! O espaguete à quatro queijos é o prato preferido de minha mãe! Como eu sempre prefiro as carnes, sempre que vou lá peço o mesmo: fillet ao molho poivre!
Endereço: Rua Macapá, 312, Ondina

Luna Rossa: Pertinho de minha casa, e com um preço que cabe tranqüilamente no bolso de estudante, bato ponto no Luna Rossa quase toda semana! Fica na Barra, ao lado da Cabana da Cely, e tem um fillet à parmegiana pra ninguém botar defeito! Além disso, as pizz também são deliciosas, mesmo pra quem não é tão fã, como eu!
Endereço: Rua Marques de Leão, 293, Barra


Churrascarias:

Boi Preto: Dispensa qualquer comentário, né?! Imbatível, o Boi Preto possui carnes excelentes e um buffet fantástico, que vai de uma diversidade de queijos, passando por frutos do mar de todos os tipos e chegando a caviar. É de longe a minha churrascaria preferida e seu eu pudesse ( e principalmente se meu dinheiro desse kkkkkkkk), eu estaria lá toda semana!!


 Avenida Otávio Mangabeira, s/n, Jardim Armação

Sal e Brasa: Como diz meu pai, é o primo pobre do Boi Preto hahahahahaha. Mas também tem carnes muito boas e um buffet razoável. Perde pontos comigo pelo atendimento, que não é tão bom e o clima (sempre está muito cheio e com muito barulho), mas quando papai não está presente e o cartão chegando ao limite, é a minha escolha.

Rua Carimbamba - Salvador, BA 

Baby Beef: Vou confessar: o BB tem cortes de carne maravilhosas, mas o que me conquista mesmo é o couvert!! Hahahahahahahaha Não deixe passar quando for lá, o couvert é sensacional!! Das carnes, o Chourizo é o meu preferido!!
Ps: o BB é famoso pelos anoezinhos recepcionistas, são escolhidos realmente os menores!!
Endereço: Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3363, Caminho das ÁrvoresRua da Gamboa de Cima, 11 - Dois de Julho

Outros:

A Porteira: Lembram que eu falei dele no post anterior? Pois é, a minha Porteira preferida fica no Dique do Tororó, adoro almoçar com aquela vista deliciosa e a fresquinha! Quando vou lá com minha família, a gente nem precisa do cardápio, os pedidos são sempre os mesmos: um surubim na brasa, carne do sol com pirão de leite são os pratos principais. Para as entradas, a codorna assada deles é Imbatível!! E meu pai e meu irmão nunca deixa passar a castelinha de porco!
Endereço: Av. Marechal Costa e Silva, Dique do Tororó, S/N. / Rua D. Eugênio Sales, 96, Boca do Rio. 

Pereira: Bem de frente ao Porto da Barra, o Pereira tem a parte externa, mais utilizada para Happy Hours e a parte interna, para refeições mais tranqüilas! Aqui, meu prato indicado é a lagosta marinada, sensacional!


Porto da Barra, Barra / Rua das Hortências, Itaigara


Maria Mata Mouro: Fica no Pelourinho, tem uma culinária contemporânea e deliciosa! Os camarão são deliciosos e o ambiente é do jeito que eu gosto: escurinho, perfeito para um clima romântico!

 Rua da Ordem Terceira, 8 - Pelourinho

Petiscos:

Munique: Peca pelo som alto, impedindo a conversa, mas tem mais de 20 tipos de cerveja e uma enorme variedade de petiscos, além de ter um preço bastante digno!! Vale a pena!

Fayola: O queijo coalho empanado é o mais gostoso que já comi!! Além da culinária muito boa, eles têm um excelente gosto musical pras bandas que tocam lá e o ambiente é super legal, com uma parte dedicada às crianças e uma mesa de sinuca para os marmanjos! Já comemorei meu aniversário lá e adorei!

Rua Alexandre de Gusmão, 116, Rio Vermelho

Caranguejo do Farol: Como uma boa baiana, adoro um caranguejo, e o deles é muito bem temperado!! Além disso, tem o pastel de camarão delícia!! Só o atendimento que é fraquinho, mas não podemos ter tudo, né?!
Endereço: Avenida Oceânica, 235, Barra

Su Espeto Bistrot: Como o próprio nome já diz, a especialidade da casa são os espetinho; tem os clássicos, como de camarão ou picanha, mas também tem espeto de bolinha de queijo e outra criações/invenções! Um dos pontos altos é o chop e vive cheio de gente bonita, é legal para aquele clima de "azaração e paquera"! heheheheheh

Rua das Hotências, 614, Itaigara

Outback: Conhecido de todos, não preciso falar muito sobre ele, né?! Não gosto muito para refeições completas, mas é excelente para o Happy Hour. Não vivo sem as batatas com queijo e bacon (mas sempre peço o molho extra - Blue Cheese -, é bem melhor do que aquele que vem originalmente com a batata), as costelinhas de porco e a salada Cesar de lá! Tem quem ame a cebola empanada, mas eu não sou muito fã não!
Endereço: Shopping Iguatemi / Shopping Barra


Gente, é isso! Faltaram ainda os Mexicanos ( Cien Fuegos e Tijuana), as Hamburgerias (Edie e Austrália), os barzinhos... Mas o post ia ficar grande demais!! Heheheheh
E ai, o que acharam das minhas escolhas? Gostaram? Adicionariam algum?

domingo, 13 de janeiro de 2013

São Salvador, Meu Amor - Parte II


Oie! 
Voltei de São Paulo há poucos dias, e daqui a pouco venho dar algumas dicas da cidade, mas antes tenho que concluir a série São Salvador. Hoje eu venho dar as dicas sobre os lugares que não são imprescindíveis, mas que valem a pena conhecer caso você tenha um pouco mais de tempo na cidade.

Lagoa do Abaeté
"Abaeté é uma lagoa escura, lagoa escura, lagoa escura... rodeada por areia branca, por areia branca..."
Começando pela Lagoa do Abaeté, que fica no bairro de Itapuã, e é rodeada por dunas de areia branquíssima. Quando eu era criança, era um dos meus lugares preferidos, por conta da água doce - eu nunca gostei muito de mar, arde muito meu olho #fresca! hahahahahhahahaha. Faz um tempo que minha mãe disse que não estava mais podendo tomar banho, mas pesquisei aqui e não achei nada do gênero, acho que era desculpa dela pra não ter que ir tão longe! 


MAM - Museu de Arte Moderna da Bahia
"Ao pé de uma ladeira íngreme de pedras irregulares, circundado por mangueiras imponentes, banhado pelas ondas do mar e premiado pelo mais belo por do sol da cidade de Salvador."
O MAM caiu no gosto de muitos jovens baianos não só pelas exposições que reúne, mas também pelo famoso jazz que acontece lá nos finais de semana! Além disso, está localizado em uma área belíssima de Salvador, de modo que une boa música a uma vista espetacular. Rende também uma visita muito rica em cultura, visto os grandes artistas que fazem do museu uma casa a cada ano. O MAM funciona de terça a domingo de 13h às 19h e, aos sábados, de 13h às 21h.



Forte São Marcelo
Eu ia começar dizendo novamente que está localizado em um dos lugares mais bonitos de SSA, mas vai ficar repetitivo! Mas é que, quem quer que tenha criado o mundo, foi mesmo muito generoso com Salvador (acho que é por isso que o prefeito resolveu descuidar tanto, porque a parte natural dela é muito bela #fdp). O Forte São Marcelo foi criado nos séculos 17 e 18, e hoje abriga um centro cultural com exposição de objetos antigos.



Dique do Tororó
Nunca fui no Dique apenas pelo Dique, embora seja um visual bem bonito: uma lagoa enfeitada com símbolos culturais baianos, os Orixás, e rodeado por parques e equipamento para exercícios; é bem comum ver pessoas andando por lá, e às 7h há aula de Yoga para os idosos! Mas, apesar disso tudo, meu ponto preferido do Dique é o restaurante A Porteira, mas isso fica para a próxima parte da série!



Arena Fonte Nova
Não, a Arena Fonte Nova ainda não está pronta, mas em breve estará, e por aqui estão todos contando as horas para a copa (e mais perto, a partida Itália x Brasil que ocorrerá na Fonte Nova em maio de 2013!!). A nova Fonte Nova assumiu mesmo o nome pelo qual 11 entre 10 baianos a chamava, deixando de lado o nome antigo, Octávio Mangabeira e vai ter 50mil lugares cobertos, além de ser multiuso, com estrutura para palcos e eventos de grande porte - alô, comissão de formatura!!  

Ps: gente, me desculpem pelas fotos sem edição e mal colocadas, to postando pelo iPad e ainda to aprendendo a manobra-lo!! Sorry! Em breve melhorias hahahahahahaha
Mais uma vez as fotos estão sendo do google, tá?!
Beijinhos