quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Des gantes en cuir

                                          
Pessoinhas! Acabei não publicando nada aqui ontem, mas hoje voltei com todo o gás!
Pra começar ante-ontem à noite, Mrs Chabanne (não, eles ainda não me disseram o primeiro nome deles, só o sobrenome! O povo aqui é formal demais! Se eles soubessem que no Brasil nem o nome é muito usado...) me levou pra um tour por Paris. Foi a primeira vez que eu sai a noite e a cidade estava LINDA! Indescritível! Tinha luzes por todo lado, tudo brilhava! Muito linda mesmo, não da pra descrever!! Uma pena a gente só ter descido em um ponto (na Ópera - por sinal, lindíssima também! Aliás, o que não é lindo nessa cidade?), ai  
          L'Opera
não tenho fotos pra mostrar, mas sábado ou domingo devo sair de noite, e vou mostrar tudo pra vocês!
Ontem foi meu primeiro dia de aula! Teoricamente somos 5 na turma só que, contando comigo, até agora só 3 deram as caras, sendo que uma é japonesa e não fala nem inglês nem francês ( ¬¬) e a outra é brasileira! Por sinal, nós estamos por toda parte! Eu e a brasileira combinamos de sair hoje, porque ela está em Paris há um mês já, e ia me levar pra conhecer as coisas! Depois da aula, eu voltei              
pra casa e tomei coragem pra lavar o cabelo (por sinal, esse é um dos pontos positivos daqui, o cabelo fica muito liso! to até pensando em cortar franja de novo!), e ai fiquei em casa, pq é impossível sair nesse frio de cabelo molhado!
Bom hoje eu fui pra aula, preparada pra correr a cidade! Quando eu cheguei na aula, adivinha? Juliana (a brasileira) não foi pra aula!! Estávamos só eu e Yuki (com quem eu já consegui estabelecer uma comunicação - mesmo através de desenhos: tive que desenhar pra ela entender o que era "famille").
                                                                        Yuki!  

Pra explicar o nome desse post, eu tenho que fazer uma retrospectiva! Eu estava sofrendo muito com o frio nas pernas e nas mãos, porque minha luvas e meias não estavam adiantando de nada! Hoje eu tive uma ótima idéia, coloquei a calça que minha avó fez de moletom pra mim por baixo de minha calça jeans, e não senti frio! Então hoje, depois da aula, decidi que iria comprar uma boa meia e, principalmente, uma luva de couro (des gantes en cuir)! Peguei então o metrô e fui até a rua da Galeria Laffayet (gente, é incrível! São SETE andares que vendem TUDO o que você conseguir imaginar!!! dá pra achar algumas coisas baratas, mas a maioria é muito cara! não comprei nada!!), que do lado tem a H e M! Gente, essa sim é maravilhosa váááárias coisas muito baratas!! Só não comprei nada porque tem uma liquidação aqui no início de janeiro, que as coisas caem pra 70% do preço (adivinhem quem vai enloquecer??).

                                                             Galerie Laffayet
                                                                Galerie Laffayet
                                                                Galeries Laffayet
   A Ópera de novo... Mas muito mais importante, olha o sooool! Primeira vez que o vejo desde que                               cheguei!!                                

  Bom, bem preparada pro inverno, eu fui até um museu, a Maison de Victor Hugo, por quem meu pai é louco e me pediu pra ir lá! Tirei várias fotos, vocês não devem gostar tanto, mas vou postar pra papai =D
Nas fotos vocês vão ver como eu melhorei minha arte de tirar foto de mim mesma!





















                                                   Le Marsais: O bairro mais antigo de Paris       


Tenho que ir agora, porque já é tarde aqui e é muito sofrimento acordar nesse frio! Um beijo pra todos!


=****

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Se débrouiller.

Se débrouiller = Se virar sozinho, resolver os problemas por conta própria. 
Resume muito bem o meu dia hoje! Estive me aventurando pelas ruas de Paris! =D Meu dia começou bem cedo hoje, e estava frio, muito frio! Depois do café, fui pra escola, munida do mapinha com o roteiro destacando de Mr. Chabanne fez pra mim ontem. 
A ida: Digamos que foi... hum, interessante. Comecei bem, mas quando tive que fazer a troca do metrô, ao invés de ir direto pro outro, acabei saindo da estação... Quando consegui voltar,  um menininho (é, menininho mesmo! pequeno! eheheheh) me explicou como pegar o certo, e lá fui eu. Quando sai na estação que tinha indicada no meu mapinha, as coisas ficaram mais complicadas; precisei de ajuda algumas vezes, e os franceses foram bem solícitos! Um até acessou o google maps pelo celular e me mostrou certinho como chegar! Já na escola, fiz o teste e fui encaminhada pra a "reunião de informação". Não tive aula hoje ainda, começa amanhã às 8:30h, não sei ainda quem são meus colegas, então não fiz amiguinhos ainda. É triste não ter quem bata fotos pra você! heheheheheh
Voltei pra casa e fui comprar meu almoço num supermercado que tem aqui em frente, e comi fillet com batatas (pome de terre, aprendi hoje! ;] ) por TRÊS EUROS!! Há! (Yasser, esse HÁ foi pra você!). Mas tecnicamente eu não posso ficar usando o microondas da casa, então amanhã terei que comer algo já quente! 
Depois do almoço, resolvi que não ficaria em casa fazendo nada, e fui me aventurar pelas ruas de Paris! Na ida pra escola eu tinha visto o ponto do metrô pra ir pra torre, então ficou mais fácil. Saltei e fui andando, aproveitando a cidade. Tinham várias barraquinhas vendendo souvenirs no caminho, e eu aproveitei pra comprar lembrancinhas pros meus amiguinhos =D Tinha também um carrinho de algodão doce! Já sabem, né? ehehehhe Quando cheguei lá, tirei algumas fotos de mim mesma, que não ficaram legais! Ai, pra minha sorte, eu escutei português; que povo bom esse brasileiro, viu?! As meninas tiraram várias fotos minhas, e ficamos conversando um monte! Depois fui até o Carrossel da Torre Eiffel, olhar as criancinhas brincando (infelizmente minha altura n permite que eu brinque também hehehe). Hoje eu ainda não subi na Torre Eiffel, porque fiquei com medo que ninguém tirasse fotos minhas lá em cima! Ai resolvi esperar Naty ou Mari chegarem!
Na volta, não fui direto pro metrô, andei a avenida toda, explorando os lugares, e descobrindo lugares pra comer! Mas o eleito só foi descoberto quando eu voltei pra casa e resolvi explorar essa rua aqui também, tem um mercadinho do lado oposto que no qual saem umas refeições que tem cara de ser boas e são baratas. Não três euros, mas enfim... hehehehehehehhe
Por aqui as coisas começaram a melhorar... meu desespero inicial já começou a dissipar, embora tenha dado vontade de chorar quando falei com minhas avós hoje. E o fato de só falarem francês na casa em que estou já me fez aprender várias palavras novas, em apenas um dia! Se for no ritmo que tá acho que no final dessa semana já consigo falar um pouquinho sem me embolar tanto! 
Bom, é isso. Vou por umas fotos pra enfeitar esse post, mas antes quero agradecer a Jeu, Leti, Bia e Kau, por terem me desejado sucesso aqui (que eu espero realmente obter) e por terem me tranquilizado um pouco! Obrigada, meninas =D















domingo, 27 de novembro de 2011

Bienvenue à Paris!

"De todas as vezes que viajei de avião, nunca as nuvens estiveram assim, tão juntinhas, dando a impressão de que eu poderia mesmo andar sobre elas". Esse foi o meu primeiro pensamento quando entrei no avião, pronta pra embarcar na maior viagem -literalmente- da minha vida! É foi o primeiro de muitos pensamentos porque, vou falar, 8 horas e meia sentada em um avião da pra você repassar sua vida inteirinha! Quase agradeci quando as portas se abriram e podemos sair.
Madrid. Tenho que confessar que fiquei com medo! O aeroporto é gigante! Quando finalmente consegui localizar o local de embarque da conexão, já estava cansada de novo! E o pior que eles se recusavam a falar inglês e eu não conseguia entender absolutamente nada do espanhol deles (muito diferente do espanhol argentino), até que uma boa alma me ajudou e só faltou pegar na minha mão pra mostrar o caminho! Fiquei lá bonitinha esperando enquanto o tal do avião não chegava, atrasou duas horas!! Mas foi quando esse segundo avião pousou que meu coração bateu mais forte. Fui saindo devagarinho, tentando absorver o fato de que serão dois meses e meio longe de casa.
Peguei minhas bagagens e quando sai dei de cara com o meu transfer, segurando uma plaquinha "Miss Sampaio". Coitado, esperou por duas horas a mais! Fiquei intrigada por não ter feito imigração na França. Aliás na tão temida Espanha (tava me cagando de medo de não me deixarem entrar), o cara só perguntou quanto tempo eu iria ficar e mais nada. Não pediu documentos, nem carta convite, nem comprovante de vínculos com o Brasil, nada! E na França eu nem passei por posto nenhum! Enfim, entrei no país!
O prédio que o casal de velhinhos que está me hospedando mora é super moderno, e gente, eles são uns amores!! Me explicaram tudo na maior paciência (e 300 vezes, pq eles se recusam a falar uma única palavra em inglês! Estou tendo que me virar com o meu parco francês!), e o senhor ainda me levou no metrô pra fazer o cartão  do metrô (eu pago uma quantia e posso rodar o quanto quiser por uma semana; tem que ser recarregado todo domingo). No jantar teve uma coisa que eu nunca tinha comido antes, e não decorei o nome, mas estava delicioso! De verdade! Depois me deram um mapa e explicaram direitinho como eu faço pra chegar na escola.
E foi isso! Cheguei aqui já  18h e estou acabada, não dormi praticamente nada essa noite no avião. Mas espero que amanhã eu já tenha novidades sobre a terra francesa. Sabe, só agora me dei conta de verdade que estou sozinha, que vou ter que me virar. Da medo! Da vontade de voltar, de se esconder debaixo da asa da mãe! É a primeira vez que viajo sozinha de verdade, sem família nem amigos... e não falar direito a língua é péssimo! Mas vou superar, sei que vou...