terça-feira, 12 de agosto de 2014

Paris: Disneyland (e um pouco sobre o Outlet)

Já faz quase dois meses que eu cheguei em Paris, então será impossível falar de tudo o que eu já fiz aqui! Sendo assim, darei dicas de alguns lugares específicos e, depois, farei um roteiro de 04 dias (que é o roteiro que farei com meu pai e Cali, quando eles chegarem). Se tiver algum lugar específico que vocês queiram saber mais, ou algum lugar que postei foto no instagram (@inamuritiba) que vocês gostaram e eu não falei aqui, peçam que eu falo!
Para começar, vou falar da Disney! Eu não conheço a Disney dos EUA, então, acho a de Paris ótima, embora saiba que tem proporções absurdamente menores que a original. Antes conhecida como "Eurodisney", agora ela atende pelo nome de Disneyland Paris... mas a maioria das pessoas continua a chamar pelo primeiro, então não importa realmente. Da outra vez que passei um tempo em Paris, já tinha estado lá, mas dessa vez meu irmão estava super empolgado para conhecer, então fui lá de novo (realmente, muito sacrifício!).

Castelo da Bela Adormecida... pena que o tempo não ajudou!

Já podemos ir para a Terra do Nunca?
Mas vale a pena? Na minha opinião, vale muito! Algumas pessoas que conhecem falam muito do tamanho do parque, mas eu atesto que a Disney de Paris é muito legal! E amigas minhas que já foram nos dois, se divertiram muito aqui, e falam que vale a pena sim! Afinal, tamanho não é documento!
Mas Paris não é uma cidade tão cheia de coisa que a Disney acaba sendo perda de tempo? A Disney nunca é perda de tempo! E, a menos que você só tenho uns 3 dias para passar na cidade, recomendo um pulo lá sim!

Aqui estamos em um brinquedo muito legal, que mostra o making off dos filmes de ação! Muito legal!

Para chegar até lá, você tem que pegar o RER: não pode comprar o ticket normal do metrô, de 1,70 euros; esse ticket só serve para onde o metrô leva, ou seja, as zonas 1 e 2 de paris. Ou seja, para ir para lugares como Versailles e Disney, você tem que comprar bilhetes especiais, válidos para o RER, e cujo custo varia a depender da zona. No caso da Disney, você deve pegar o RER linha A, e saltar na estação "Marne-la-Vallée/Chessy" (a viagem dura 35 minutos e é bem tranquila, além de contar com muita sinalização sobre o parque), e a passagem custa 16 euros, ida e volta. Quanto ao ingresso do parque, você pode comprá-lo por internet ou diretamente lá. Da outra vez que eu fui, era inverno, baixa estação, então paguei 30 euros. No verão, estava bem mais caro: 88 euros para quem comprar na porta do parque (65 euros para estudantes e adultos acima de 65 anos) ou 65 euros, em alguns sites. Ou seja, contando passagem do metrô, entrada no parque e alimentação lá (já que tem que ir para passar o dia inteiro), gasta-se por volta de 100 euros, no mínimo. Mas como é um programa que você não fará frequentemente (até porque não há nenhum parque da mesma proporção e perfeccionismo no Brasil), vale a pena. 
O complexo é dividido em dois parques: Disneyland e Walt Disney Studios. São feitos à semelhança dos parques americanos, e diferem um pouco porque as temáticas são mais voltadas para a Europa e a narração é principalmente francesa (embora esteja disponível em inglês em quase todos os brinquedos e todos os funcionários falem inglês). 

Disneyland Paris:
O parque principal conta com o Castelo da Bela Adormecida (que, diferente do da Cinderela -azul- é rosa, como o vestido de sua dona), onde há pequenas passagens do conto e um restaurante. É nesse parque que ficam os personagens da Disney. 

"Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve"

Castelo da Rainha de Copas

Oi, to gigante!
Aqui ficam também várias atrações mais conhecidas: Space Montain (a montanha-russa que eu não fui, mas Yasser diz que foi muito legal), Piratas do Caribe (desde a outra vez já tinha achado muito legal), as atrações mais voltadas para crianças, mas que são belíssimas e imperdíveis, como Peter Pan (uma das minhas histórias favortias), O Pequeno Mundo, o Labirinto de Alice: vão em todas! São muito legais!!! Tem também a montanha-russa do Indiana Jones, o simulador de Star Wars, entre várias outras atrações! É aqui também que ocorre uma das coisas mais "tem-que-ver" da Disney: A parada com os personagens! Muito lindo, gente!!! Não pode perder!

Rapunzel!

Personagens de Alice no País das Maravilhas
 

Walt Disney Studios:
É um parque com uma inspiração mais cinematográfica, é também mais aventureiro. Aqui estão a montanha-russa Rock'n'Roller e o elevador dos infernos Twilight Zone Tower of Terror. Nesse momento, preciso fazer um adendo. Gente, eu sou muito medrosa! Não tenho medo de altura em si, mas d e t e s t o essas coisas com quedas bruscas, tipo montanha russa. Já estava disposta a ir na do Indiana Jones, que eu já conhecia (as meninas me obrigaram a ir da outra vez), que tem um looping e, até em tão, era o meu máximo de aventura. Daí meu amado e querido irmão me fez ir nesse bendito elevador que despenca. Eu queria desistir ainda na fila, mas tinha uma menina de uns 4 anos, acompanhada pelos pais e pelos irmãos que deviam ter uns 8 e 10 anos, todos bem serelepes e felizes. Fui enganada! Achei que era besteirinha, já que os pais tavam levando uma menina tão pequena. Não era. Não se enganem!! Eu morri nesse bendito brinquedo! E eles ainda abrem uma janelinha lá em cima, só para você ver o parque todo, e saber que vem mais queda por aí! Mas Yasser adorou, então se vocês são aventureiros, se joguem! Só achei por bem avisar! hahahah

Piratas do Caribe. Esse brinquedo é do outro parque. E não da medo não, mas molha!

Elevador maldito

Na frente do elevador maldito

Outlet Paris:
Uma parada antes da estação da Disney, é a estação do Outlet de Paris. Como é de conhecimento geral, a Europa não é um destino de compras como os EUA. Embora se encontrem muitas roupas baratas e de boas qualidades (mais pra frente vou falar também das soldes de Paris), geralmente aqui você não consegue comprar artigos de marcas sem esvaziar bastante os bolsos.
É ai que entram os Outlets! Esse de Paris fica a cerca de 25 minutos de viagem (com o mesmo RER A, que já falei ai em cima), onde você pode achar coisas bem interessantes com um preço razoável. O outlet se encontra no fim de um centro comercial (ou seja, shopping), e tem quem aproveite a mesma ida para Disney para dar um pulinho lá. Eu, pessoalmente, não achei isso possível. A ideia inicial até era essa, mas acabamos perdendo um dia inteiro no Outlet. Yasser encontrou coisas interessantíssimas, desde calças a tênis. Eu e minha mãe compramos dois tênis Lacoste, um de 34 euros e outro de 40 - por volta de R$120,00, um preço muito abaixo dos praticados no Brasil!

Então, sobre a Disney é isso. Acho que se você tem um tempo maior na cidade, vale a pena sim dar uma esticada até lá!
Nos próximos posts, vou aproveitar para falar das viagens que fizemos enquanto estávamos em Paris: Bélgica (Bruxelas e Bruges) e Porto. 

Um comentário:

  1. Vó é gata, viu? Roubou as fotos.
    Ô ami, não empolguei... Acho q foi a falta de sol. kkkkk
    Esperando Paris e os comentários sobre o tratamento recebido hahaha
    <3

    ResponderExcluir