sábado, 2 de agosto de 2014

Falando Grego: Santorini

País: Grécia   Língua: Grego   Horário: 06 horas a mais   Tem que comer: Os espetos de frutos do mar

Santorini ou Tira, como é chamada pelos gregos, é a ilha grega mais famosa, conhecida pelas prais fantásticas e pelo pôr-do-sol "mais bonito do mundo". Não por acaso, também já foi chamada de Kalliste, que significa "a mais bela" (embora, para mim, a mais bela seja Milos, mas isso fica pro próximo post). Ela é resto de um vulcão, o que garante as paisagens diferentes de tudo que há no Brasil, e de todas as praias que eu já havia visto. Sem dúvidas, um dos lugares mais interessantes que eu já conheci.
Santorini tem praias de formações para deixar a galera que gosta de arqueologia louca, como a Red Beach, e praias de "areia" (na verdade, pequenas pedras) negras, como Perissa, graças às formações vulcânicas. Sua capital é Fira, e o centro da cidade é Oia (a pronúncia é Ía), local do pôr-do-sol imperdível.
Chegamos a Santorini de barco, como já disse no outro post. Escolhemos ficar hospedadas em Perissa, que apesar de um pouco afastada de Oia, é a "Black Beach" melhor e mais organizada praia da ilha. Como a grande maioria dos hotéis do local, o nosso oferecia o transfer porto-hotel, e quando chegamos o pessoal já estava nos esperando. Após instaladas, a primeira providência foi, novamente, alugar uma moto, para permitir a locomoção!

No mesmo dia em que chegamos, nos informamos com o pessoal do hotel, que nos indicou fazer um passeio passando pela Red Beach, indo até o farol e, depois, ver o pôr-do-sol de Pyrgos, que é o ponto mais alto da ilha.
Durante o caminho, passamos por paisagens incríveis, e a cada 100 metros queríamos parar para registrar tudo aquilo... de fato, indescritível, e tem que ir até lá, as fotos não conseguem retratar a beleza surreal.

Logo no início, paramos em um mirante para tirar fotos, juntamente com uma revista e um casal de noivos, com a noiva toda produzida! Nada mal ter um álbum de casamento complementado por esse lugar feio, né?

Em seguida, fomos até o farol. Não dá para chegar lá de moto, tem que parar na trilha e seguir a pé, por uma ladeirinha. Depois, para acessar o lugar que rende as melhores fotos, tem que escalar as pedras e dar a volta na construção; falando assim parece difícil, mas é tranquilo! Perder o fôlego mesmo, só quando você se depara com a imensidão azul à sua frente.

Voltando para a nossa moto, decidimos ir direto para Pyrgos, já que já era quase hora do sol ir embora. No caminho, ainda passamos pela Red Beach, mas apenas de cima; não chegamos a descer para conferir a praia não.
Red Beach: As fotos de cima não ficaram legais, então peguei essa da internet pra vocês!

Pôr-do-sol em Pyrgos

Feio, né? Depois, voltamos para o hotel, parando só para comer. Gente, uma dica: a não ser que você seja homem e coma muito, ou que seja uma menina-magali, peça um prato só para duas pessoas! Os gregos comem absurdamente! Os tamanhos dos pratos são surreais!
No dia seguinte, tínhamos fechado um passeio de barco. Foi o que eu mais gostei em Santorini e, claro, é obrigatório para quem visita a ilha, de tão lindo e surpreendente que é! Fechamos com a empresa que o hotel indicou (não lembro o nome, sorry; mas todos os hotéis devem ter esse tipo de passeio para oferecer aos hospedes!), com a saída às 09h e retorno às 22:30h. Custou 60 euros e estavam inclusos traslado de ida e volta para o porto, o passeio de barco e diversas paradas; não foi barato, mas valeu cada centavo. Tem que ir!

O primeiro ponto em que paramos, foi o vulcão cuja erupção deu origem à ilha. É uma caminhada vigorosa e longa (e ninguém avisou isso, tanto que estávamos de Havaianas!), mas muito legal! Principalmente porque é completamente diferente de tudo que a gente tem! Foi muito legal ver crateras de vulcão e pedras vulcânicas contrastando com o mar azulão!
No topo do vulcão

Bordinha da cratera

Água incrivelmente azul + rochas vulcânicas!

Depois, o barco foi até a Hot Springs, que teoricamente são águas termais. Mas vou contar, foram as águas termais mais mentirosas que eu já vi! O mar de lá é muito gelado, então, as "águas termais" eram apenas da mesma temperatura das nossas na Bahia. E, para acessar as águas quentes, você tem que encaram um mergulho e nadar cerca de 100 metros até ficar mais quentinho. Não se enganem com essa cara de feliz, as fotos foram perto do barco, e era quase picolé de Ina.

Em seguida, fomos almoçar em um outra prainha, Thirassia, com lugar para tomar banho, mas não encarei! Fiquei só no almoço e no passear mesmo!

Por fim, fomos até Oia, para ver o tão falado pôr-do-sol. Só tinha um detalhe antes: para acessar a cidade, saindo do porto, tem uma escadinha, coisa boba de 600 degraus. Ah, mas 600 degraus dá pra encarar, vamos chegar cansadas, mas dá pra ser. Dai começamos... não eram degraus normais! Eram degraus enormes, grandes e longos! Surreal! A outra opção de subir, sem ser andando, é de burrico; é um transporte tradicional na ilha. E tenho certeza que eles estão posicionados 15 degraus depois para as pessoas saberem que não terão condições de fazer o resto da escalada a pé. Foram os 5 euros mais bem gastos da viagem! Não é confortável, mas, para mim, foi a única opção viável; e olha que eu me considero até bem preparada pra exercícios físicos.

Oia é o centro da cidade, com muitos cafés, restaurantes arrumadinhos e diversas lojas de souvenir. Após rodarmos pela cidade e pararmos para tomar um sorvete, escolhemos o ponto de onde queríamos ver o pôr-do-sol, nos acomodamos e esperamos. Sim, esperamos bem umas 2 horas até o sol se pôr, mas valeu muito, pois estávamos em um ponto estratégico e na hora mesmo, estava lotado de gente se acotovelando por um lugarzinho para conseguir a vista, problemas que não tivemos.

Depois, pegamos novamente o ônibus da empresa que nos levou para o hotel.
No dia seguinte, aproveitamos para ir até Perissa, praia que ficava a 5 minutos a pé do nosso hotel. Muito bonita, principalmente porque é uma praia mais ampla, enquanto as outras praias que tínhamos visitado até então na Grécia.

Então foi isso! Santorini foi um lugar incrível, que me deixou mesmo com aquela sensação boa de ter realizado algo que gostaríamos muito!! Achei linda, surpreendente e quero muito voltar lá em breve! Ina indica!
A roupa combinando com as casinhas brancas de telhado azul!
Ps: Gente, esse post ficou giga, né? Mil fotos também! Me empolguei! Espero que vocês tenham tido paciência para ler todo, e prometo ser mais rápida nos próximos!