segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Berlin

Oi, amores! Acabei de acordar (sim, são 1h da tarde aqui) e tinha que ir imprimir o check in da passagem pra Londres, mas como descobri que não poderei ir até Lara chegar, resolvi vir aqui postar para vocês!
O motivo de ter acordado tão tarde assim foi que ontem chegamos de Berlin já mais do que uma da manhã (mentira, quando não tenho o que fazer de manhã, acordo sempre meio dia, mas isso não vem ao caso), sendo que acordamos 5:30h da matina pra pegar o trem que nos levaria pra lá. Em vão. Chegamos na estação 6:30, 4 minutos depois do trem ter saído (isso mesmo, que legal, né?) e tivemos que esperar até o próximo, 8:24h. Perdemos também! Dá pra acreditar? A anta da mulher da informação disse que era pra pegarmos o trem pra Berlin, só que na verdade o trem ia pra outra cidade e de lá tínhamos que trocar pra Berlin, mas isso ela não falou! Resultado, tive que acordar 5:30h pra só conseguir sair de Hamburgo 9h! Mas enfim, pegamos nosso trenzinho e finalmente chegamos em Berlin!
Logo na saída da estação de trem, pegamos um daqueles ônibus com guia, que faz city tuor, e o vendedor nos informou que ele rodava até às 19h, e podíamos sair e pegá-lo de novo quantas vezes quiséssemos. Lá fomos nós! Ficamos um tempo do trem, até chegarmos ao Museu do Muro, fantástico! Conta a história do muro desde a criação até a queda, passando por história de famílias que ficaram separadas, e as personalidades históricas que marcaram a época. Um show de informação para as pessoas que adoram história, como eu. Sem falar que tem várias coisas legais, como carros da época, coisas que serviram pra cava túneis para os fugitivos, as maquetes do muro desde a sua concepção... muito bom mesmo! Logo na saída desse museu, se você andar um pouquinho, encontra uma placa que está lá desde os tempos da Guerra Fria que diz, em algumas línguas "Você está saindo do território americano". Milhões de pessoas -inclusive eu- para tirar foto embaixo dela; não sei o motivo das outras pessoas, mas eu, definitivamente, me senti parte da história.
Depois andamos um pouco, para conhecer a cidade e fomos até um dos locais onde ainda tem o Muro de Berlin, protegido por uma cerca, porque as pessoas tiravam pedaços para vender! Depois de milhares de fotos, andamos até um outro museu, que conta a história do Holocausto. Também impressionante, mas extremamente deprimente. Quando saímos desse segundo museu, já eram umas 17h, e fomos comer. Depois de alimentados, resolvemos pegar o ônibus do city tuor para irmos até a praça principal da cidade, onde tem o portão principal e o monumento em homenagem aos mortos do holocausto. Depois de meia hora esperando, fomos informados que o ônibus não passava mais, só até às 17h! Alemão filho da puta mentiroso, gastei 15 euros a toa naquele bus! Enfim, quando fizemos as contas e olhamos a distância no google maps, descobrimos que seria mais barato pegar um taxi do que comprar metrô pros 4, então lá fomos nós para a praça principal. O portão é realmente muito lindo! Aliás, como quase todos os portões principais das cidades aqui na Europa. Mas o ponto alto da visita foi, mesmo, o monumento em homenagem às vítimas do Holocausto. Sim, é triste e deprimente ver aquele tanto absurdo de mausoléus, mas de um jeito sórdido e até macabro, consegue ser bonito, é, de fato, uma homenagem digna. Depois colocarei as fotos no facebook e vocês tiram suas próprias conclusões! Depois das milhares de fotos nesses dois lugares, fomos rodar um pouco mais na cidade, já que já era tarde e não dava mais tempo de ver um campo de concentração (a única coisa que ficou faltando na minha listinha do que fazer em Berlin, por isso talvez eu volte lá antes de voltar pra França), pois já era noite e estava fechado.
Tade da noite, pegamos nosso trem de volta -dessa vez, graças a Deus, sem perder nenhum- e chegamos em Hamburgo já 1h da madrugada. Mortas e cansadas, voltamos para casa e nos preparamos para uma noite bem dormida! hahahahahhahahaha
Beeijo

1. Quanta aventura heim Ina!!
    Vai chegar aqui no Barsil, malhada, preparada para o carnaval!!!