segunda-feira, 21 de julho de 2014

Falando Grego: Atenas

País: Grécia          Língua: Grego (mas todo mundo fala inglês)      Horário: 6 horas a mais  


Acrópole
Quando, no ano passado, comecei a me programar pro meu estágio, só havia um lugar na Europa que eu tinha certeza que queria visitar: a Grécia. Inclusive, se fosse para escolher visitar vários países ou ir somente para lá, minha opção seria a segunda. Primeiro, porque tendo como mãe uma grande fã da mitologia grega, eu cresci ouvindo as histórias fantásticas tanto das cidade -guerras entre Atenas e Espartas, a Guerra de Troia (de onde até hoje temos a expressão "presente de grego)- quanto os contos fabulosos dos deuses, Ícaro queimando suas asas ao tentar fugir do labirinto construído pelo seu próprio pai, os feitos de Hércules, a complicadíssima árvore genealógica de deuses e semi-deuses (e mais recentemente, Percy Jackson e os olimpianos! hahaha). Isso só já era razão o suficiente para querer conhecer o berço da mitologia. Mas como nem só de cultura eu vivo -um pouquinho de cultura inútil é bom pra apimentar-, eu estava bem linda assistindo as Kardashian e passou as férias delas, em Santorini! Pronto! Já era paixão por aquele lugar e eu T I N H A que conhecer! Começaram as buscas por cruzeiros pelas ilhas gregas e passagens - mas isso é história para o próximo post!
Resolvido que iríamos mesmo à Grécia (leia-se: depois que consegui convencer minha mãe que era inaceitável ainda não conhecermos), fizemos o roteiro: Atenas - Mykonos - Santorini - Milos. Nesse post especificamente, vou contar de Atenas, apenas.

Areópago - onde o Conselho se reunia

Acrópole
Fomos de Roma a Atenas de avião; o aeroporto fica um pouco afastado do centro, mas tem metrô até ele, e o metrô de Atenas é bom, então fica fácil se locomover pela cidade. Reservei o hotel pelo Booking (todos os meus hotéis foram reservados por lá; tomando cuidado de ler os comentários dos hóspedes anteriores e de garantir fácil acesso por uma estação de metrô, não tem erro), um hotel central e ao lado de uma estação de metrô. Como já chegamos na cidade de tarde, após nos instalarmos e comermos, já eram quase 18h. Ainda assim, fomos até a Akropolis, que ficava só a 3 estações de distância. 

Partenon
Preciso confessar a vocês que, de primeira, Atenas me decepcionou. Fiquei arrasada, porque esperava algo totalmente mitológico, e encontrei uma cidade tipo Salvador, super grande, e "normal". Sorte a nossa que logo que saltamos do metrô encontramos um daqueles ônibus de turismo que já falei aqui (Sighseeing); já era a última ronda do ônibus, mas o motorista foi bem gente boa, e liberou que a gente desse a última volta, sendo que nosso ingresso só começaria a valer no outro dia. Lembram do que eu falei no de Florença, que achei que não valeu a pena? Já em Atenas, valeu muito! Como a cidade é enorme (e dividida entre Atenas e Piraeus, onde fica o porto), seria impossível ver tudo o que gostaríamos (embora metrô seja um meio extremamente fácil de se locomover, você sempre perde tempo descobrindo a sua rota), e teríamos gastado quase a mesma coisa nas passagens de metrô. Sem falar que em Atenas, o que mais tem é história, então é mega válido a visita guiada (afinal a cidade-estado foi fundada há mais de 6 mil anos)! Minha única queixa desse tipo de visita, é a mesma de antes: acabamos não parando em todos os lugares, vendo tudo de cima.
No dia seguinte, acordamos cedo para dar tempo de ir no porto e fazer os dois percussos com o ônibus de turismo (o primeiro por Atenas, com pontos impressionantes, verdadeira viagem no tempo, o segundo por Piraeus, passando pela praia e parte mais agitada da cidade). 

Areópago
Monte Lycavittos visto da Acrópole

Descemos para ver de perto a Acrópole, o Partenon, o Areópago, o monte Lycavittos e o centro comercial da cidade. Gostaríamos de ter ido em vários outros lugares, como o Teatro de Dionísio e a Academia de Artes de Atenas, mas, infelizmente, o tempo era curto...

Balcão das Cariátides, de Erecteion, na Ácropole; serviam para práticas sacras.

A Acrópole, vista do alto do Monte Lykavittos

A Acrópole, vista do alto do monte Lykavittos

Morta de cansada, mas ainda assim, preparada para as compras! hahaha


2 comentários:

  1. Ami, as fotos ficaram demais. Amei muito.
    Uai, você não fala grego? Hahahhahhah
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Chegou a melhor parte!!! Que lugar incrível, nem parece real!!
    Adoreeei esse post!!

    ResponderExcluir