quinta-feira, 3 de julho de 2014

Quem tem Boca vai a Roma - Dia 03

"Meu nome é Maximus Decimus Meridius comandante dos exércitos do norte, general das Legiões Felix... servo leal do verdadeiro Imperador, Marcus Aurelius. Pai de um filho assassinado, marido de uma esposa assassinada. E terei minha vingança, nesta vida ou na próxima." - Gladiador


Eu sempre fui grande fã de história. E sempre fui grande fã de filmes. E meus filmes favoritos são Sociedade dos Poetas Mortos, Uma Mente Brilhante e Gladiador (essa cena que está descrita ai em cima é uma de minhas favoritas do cinema). Então, da pra imaginar o quanto eu queria conhecer Roma e o quanto eu estava ansiosa para ver de perto o Coliseu. E que Colosso!! É a única palavra para descreve-lo: Colosso; tanto que, em italiano, chama-se "Colosseum". Gigante. Enorme. Tira o fôlego. 
Coliseu visto de fora

Pegando o metrô, você deve saltar na estação que leva o seu nome, Coliseu. E ao subir as escadas, você encontra com ele logo de cara... ou ele te encontra, não tem como não vê-lo, impossível ignorar algo de tamanha magnitude. Da pra perceber o quanto eu fiquei extasiada, né?!
Há a opção de comprar o ingresso online, mas nós não o fizemos, então encaramos a fila mesmo! Mas andou bem rápido. Custa 12 euros o ingresso, dando direito ao Coliseu e ao Fórum Romano. Ambos valem demais a visita. Foram meus lugares preferidos em Roma.

Anéis superiores

Antigas celas

Anéis inferiores

No Coliseu, você pode caminhar pelos anéis, em cima e em baixo, e a parte de dentro funciona como um museu muito legal, mostrando a época em que ali ainda era a Arena em que os imperadores romanos levavam o povo em banho-maria com a política do Pão e Circo. O Coliseu funcionou por 400 anos, e mesmo depois da queda de Roma ainda teve uso (não mais para entretenimento, mas como habitação, oficina etc), e o museu mostra muito disso, achei super interessante. E hoje é considerado uma das "7 maravilhas do mundo moderno", junto com o nosso Cristo Redentor! Tem uma parte da fachada que está sendo recuperada, mas nada que atrapalhe suas fotos  a visão geral dele. 


Anéis inferiores


Arco Constantino (em reforma) e parte do Fórum Romano vistos de dentro do Coliseu
Saindo do Coliseu, fomos almoçar em um dos restaurantes que ficam do outro lado da rua. Escolhemos um de andar, com uma varandinha, para podermos continuar admirando aquilo tudo!
A vista do almoço

Tirando a foto pro insta

Postanto a foto no Insta hahahaha (segue lá: @inamuritiba)



Em frente ao Coliseu, fica o Fórum Romano, uma praça com várias ruínas em volta que, pasmem, ainda está sendo escavado e se descobrem mais coisas!  Ele era o centro da vida pública romana, e todas as construções importantes estavam perto dele, então nas escavações acharam vários templos religiosos, a casa real, locais de encontro, de tudo um pouco! Cada passo é uma descoberta nova, eu fiquei encantada com a arquitetura do todo, e acho que vale demais a visita! 
Fórum Romano

A entrada do Fórum

Um dos muitos templos



Se vocês estiverem em Roma e tiverem pouco tempo, eu indico o Coliseu e o Fórum Romano sem dúvidas! Gostei muito! 
Em Roma foi isso, pessoal... próxima parada: Florença. 

Um comentário:

  1. Eu não vi Coliseu algum. Só vi vc de rosa pink fechando tudo, numa tentativa infrutífera de parecer meiga. Kkkkk
    Ô amiga, que maravilha sentir a história viva.
    Tudo muito bonito e intenso.

    ResponderExcluir