sábado, 17 de dezembro de 2011

Desastre...

Pessoinhas queridas, como vocês já devem ter visto no facebook, meu computador queimou a placa de vídeo DO NADA! Resultado: estou isolada da comunicacão (não, eu não sei onde se encontra a cedilha desse computador!) via redes sociais e afins! Resolvi aproveitar que hoje estou na casa de Naty, onde tenho acesso ilimitado a internet e postar umas coisas pra vocês. Claro que não terá fotos, porque não tenho mais onde colocar as fotos (por sinal, a minha maior sorte foi que eu não tinha apagado as fotos da máquina, ou eu teria perdido todas!).
Eu tinha escrito -a mão- tudo o que eu fiz na última semana, para lembrar de tudo que queria contar a vocês, mas esqueci o papel em casa, então vou tentar colocar tudo aqui, mas é bem possível que eu esqueca algumas coisas!
Na segunda, dia 12, fomos finalmente subir na Torre Eiffel!! Eu ainda não tinha subido porque tem que pagar, e eu teria que subir de novo com Mari pra ter fotos lá, então esperei ela chegar. Depois de pegarmos uma fila enorme e comprarmos os ingressos, subimos! De todos os lugares altos que eu subi -e olhe que foram muitos- a torre é o que mais vale a pena! Claro que falta ela própria na paisagem, mas o fato dela estar bem no centro da cidade, faz com que a gente possa ver a cidade por inteira, desde a Sacre Coeur até a Paris moderna! Super recomendo àqueles que vierem a Paris (como se precisasse...). A única coisa que foi ruim foi o frio lá em cima! Gente, cortante, até os sorrisos parecem congelados na foto!! Quando descemos da torre já era por volta de 14h, fomos almocar e as meninas queriam comprar roupa de frio, então fomos na Republique. E mulher com compras, já sabem, né? Quando elas terminaram tudo, já eram quase 18h, elas foram comer em algum lugar e eu voltei pra casa, pra minha jantinha das 20h!
Na terça (ehhhh descobri como aparece a cedilha!!), dia 13, de manhã tivemos a aula de sempre, depois almoçamos e resolvemos fazer os programas que só os parisienses fazem, os turistas nem conhecem (nem precisam! é realmente só para as pessoas que tem tempo demais na cidade e já não tem mais o que fazer, porque são duas coisas ABSOLUTAMENTE desnecessárias!!): a primeira foi a Estátua da Liberdade, que existe aqui só para lembrar as pessoas que a estátua da liberdade dos Estados Unidos foi um presente da França; e não, não tem nada de grandioso, chega até a ser ridícula! Mas bom... A segunda foi a Praça da Bastilha. Sabe tudo aquilo que você aprendeu nas aulas de história? Então, você não encontrará nada lá! Existe apenas um obelisco -pequenininho- no meio da praça, o que eles chamam de Marco da Bastilha. E isso é tudo, pessoal! Depois das duas decepções, eu queria voltar pra casa cedo, porque precisava lavar o cabelo, o que é uma missão bem difícil nesse frio! Então deixei as meninas lá e voltei pra casa.
Na quarta, dia 13, após a aula fomos até a Paris Moderna (ou a parte moderna de Paris, como os franceses  insistem), e vou dizer, sensacional! Muito linda, e tira um pouco a impressão daquela Paris toda igual que você fica. Todo mundo que vem aqui deve ir até lá!
A quinta, dia 14, foi um dia muito legal! Depois da aula fomos até a Madeleine, uma igreja daqui (não tem nada de muito especial, existem muitas outras igrejas em Paris bem mais bonitas, essa é famosa, mas não gostei tanto não!!) e de lá enxergamos uma cúpula que há tempos namorávamos do metrô, mas não sabíamos o que era. Resolvemos, então, ir até ela. No meio do caminho passamos pela Praça da Concorde, super bonitinha, e nela tem a roda gigante da qual você pode ver Paris inteira, mas não fomos, porque já tínhamos ido em lugares demais que dava pra ver a cidade toda! Continuamos andando (e descobrimos que a cúpula não era tão perto assim) e finalmente chegamos! A cúpula pertence a Igreja do Domo, onde tem a tumba de Napoleão, e que faz parte de um complexo que tem o Hotel dos Inválidos e o Museu do Exército. Quando chegamos já estava na hora de fechar o Museu, e só deu tempo de ver a Igreja (muito linda a arquitetura) e o túmulo de Napoleão, e ficamos de voltar no dia seguinte. Fomos então para Saint Chapelle, só para ver qual era o horário de funcionamento, porque sabíamos que já estaria fechado. De lá, fomos no Quatier Latin, um bairro super legal daqui, e rodamos um pouco. Fiquei exausta nesse dia! Bom, o dia tava sendo legal até ai, pq quando eu cheguei em casa tive a infeliz surpresa de descobrir que meu pc tinha queimado. Nem preciso dizer o desespero, né? Mas enfim...
Na sexta, depois da aula fomos no Museu do Exército, o qual eu certamente recomendo. Conta a história das duas Guerras Mundiais, fala do Japão e China antigos, e ainda mostra a história de Luis XIV a Napoleão, super recomendo! Quando saímos do Museu do Exército já era bem tarde fomos para casa beem cansadinhas!!
Hoje fomos até Fontainbleau, uma cidadezinha a 45 minutos daqui, muito lindinha e que tem um castelo sensacional, onde Napoleão morou, e se você, quando vier a Paris, tiver tempo para mais de uma viagem, deve ir até lá. Muito legal.
Vocês devem ter percebido que ao longo do post minhas descrições foram diminuindo, e o motivo é óbvio: aqui já são quase 3 da manhã! Então, deixo vocês com uma boa noite e uma promessa de voltar assim que tiver um computador disponível! beeijos

Um comentário: